Sob Nuvens Elétricas

Under-Electric-Clouds-2015-Aleksey-German-cov932-932x460Pod Elektricheskimi Oblakami / Under Electric Clouds (2015 – RUS) estrelaestrelaestrelaestrela_cinzaestrela_cinza

“Alinhamento e posicionamento não existem. Imagem é a relação de contraste, mesmo apenas a relação de preto e branco”, a citação de Paul Cézanne abre o existencialismo desse complexo e audacioso novo filme de Aleksey Germán Jr. Como foco, os passos inseguros de uma nova configuração da sociedade russa, que em completa metamorfose, tenta se reencontrar após as mudanças recentes. Nesse aspecto, não é gratuita a escolha de situá-lo em 2017, exatamente cem anos após a Revolução Russa. E, à beira de uma nova guerra, afinal, quando não estamos na iminência de uma?

Caindo lentamente, a neve cobre o chão, ou a estátua de Lenin. Um edifício inacabado, um guarda-chuva solitário, imagens que se formam nas nuvens como se fossem num sonho. Um balé de personagens, em vai-e-vem, por cada um dos seis capítulos a qual o filme se divide. Personagens contemporâneos em que Germán olha ao passado e presente, a herança cultural ou a presença imigrante. Diálogos desconexos complementam imagens também desconexas, criando a distopia por onde Germán prega suas convicções da fragilidade desse histórico soviético (do comunismo ao imperialismo, passando pela Guerra Fria) que ainda não se enquadrou solidamente na globalização mundial.

As incertezas do arquiteto, ou do segurança do Palácio frente ao golpe de 91 agora desesperado por um notebook com 3D. Ou ainda o imigrante que não consegue se expressar, e dá de encontro com um serial killer de mulheres. São tantas reflexões e simbolismos, e nisso Germán dá espaço de sobra ao público para divagar por meio de tantas abstrações, que a citação do contraste pode remeter a essa corpo ainda disforme de uma sociedade carente de se reconstruir. Um filme que deve ecoar muito mais forte dentro da própria Russia por tantos elementos e ligações culturais que os leigos (como eu) na cultura local deixarão despercebido.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s