O Rei da Comédia

oreidacomediaThe King of Comedy (1982 – EUA) estrelaestrelaestrelaestrelaestrela_cinza

Histeria, multidão se debatendo, o desespero por um autógrafo. Fãs desesperados aguardando a passagem do comediante Jerry Langford (Jerry Lewis) pela saído do teatro. Martin Scorsese prepara sua s átira ao mundo do showbizz e do culto aos famosos. É um novo Taxi Driver, outro personagem com seu quê violento, mas dessa vez muito mais racional e meticuloso. E outra parceria entre Scorsese e Robert De Niro, na fase mais prolífica da dupla.

Rupert Pupkin (Robert De Niro) decidiu que tem talento para ser o rei da comédia, e com sua persistência irritante parte em busca de seu sonho. Scorsese e De Niro mantém Pupkin ultrapassando o limite do irritante, ingênuo e tímido, mas nada que o impeça de passar como um rolo compressor por seus obstáculos. O roteiro é meticuloso em construir relações e situações que correspondam perfeitamente ao grand-finale, o monólogo onde finalmente descobrimos o tipo de humor de Pupkin. Até lá, ele tem suas frustrações amorosas, a invasão de privacidade de seu ídolo, a amizade com a maluca Masha (Sandra Bernhard), e o fortalecimento de sua obsessão capaz de leva-lo ao sequestro de Jerry.

Os vinte minutos finais são sensacionais, quando filnalmente Scorsese coloca em prática tudo que havia preparado. Do longo plano-sequencia de Pupkin nos bastidores da tv à efetivação da brilhante sátira aos interesses corruptos do mundo do entretenimento. Mas antes, Scorsese já brincava com a montagem, com passado e presente, não escondendo os fins, uma forma de dar ainda mais relevância a essa reta final.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s