As Mil e E Uma Noites: Volume 2, O Desolado

as1001noitesvol2As Mil e E Uma Noites: Volume 2, O Desolado (2015 – POR) estrelaestrelaestrelaestrela_cinzaestrela_cinza

A segunda parte da trilogia de Miguel Gomes tem aquele aspecto desengonçado de recheio, simplesmente parece que não começa e que não termina. Mas, está longe de ser este o problema, comparado à primeira parte. O forte apelo de crítica política aqui é substituído pelo social, e na força das histórias que o resultado fica muito aquém do que fora visto (ainda que tenha sido este o escolhido para representar Portugual em todas as premiações do ano).

Xerazade continua entretendo as noites do rei com histórias ocorridas recentemente em solo português. Juntas formam pequenos retratos das particularidades, às vezes dos absurdos, em outras apenas detalhes, aparentemente, pitorescos. O assassino fugitivo que ganha torcida da população por enganar a policia resgata melhor a vida nas aldeias, o ritmo ditado pelos ansiãos, um conto anedótico.

O mais interessante do filme é o grande julgamento, em praça pública como um teatro grego, presidido por uma juíza. Pequenos delitos que corroboram com outros pequenos delitos, formando assim uma sociedade non sense, que prima por suas minúsculas bizarrices, e num todo cria um ecossistema incrédulo. É o mais próximo do melhor da sátira do volume inicial. O terceiro usa um cachorro, passando por diversos donos, para trazer outro retrato contemporâneo da sociedade. Os “causos” perdem em impacto, chegando a parecer crônicas pouco elaboradas de um jornalista com pressa de entregar seu texto antes do fechamento. O Desolado realmente enxerga um pequeno retrato triste, onde o desconsolo é a atmosfera, mas que provavelmente nem está tão ligada assim com o governo de decisões austera que o letreiro critica logo no começo. Que venha o desfecho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s