Ponte dos Espiões

Publicado: novembro 17, 2015 em Cinema
Tags:, ,

Brooklyn lawyer James Donovan (Tom Hanks) meets with his client Rudolf Abel (Mark Rylance), a Soviet agent arrested in the U.S. in DreamWorks Pictures/Fox 2000 PIctures' dramatic thriller BRIDGE OF SPIES, directed by Steven Spielberg.

Bridge of Spies (2015 – EUA) estrelaestrelaestrela1_2estrela_cinzaestrela_cinza

Nova parceria de Steven Spielberg e Toma Hanks, dessa vez com roteiro dos Irmãos Coen e de Matt Charman, é tido como um dos possíveis indicados ao Oscar. A união dessa turma sempre cheira a bons resultados, mesmo que tenhamos tambémvisto a pieguice melodramática e nacionalista ocorrer. Infelizmente, o resultado está mais próximo da segunda opção. Ao construir a história de um advogado (Tom Hanks) obrigado a se envolver na defesa de um espião russo, preso e levado a ulgamento nos EUA. E, mais adiante, a negociação da troca desse espião por um piloto da aeronáutica americana com a URSS, Spielberg volta a realizar aquele grupo de seus filmes com temas sérios (como Munique, Lincoln ou A Lista de Schindler).

Vivemos a Guerra Fria, novamente Spielberg tenta ser o John Ford (ou Frank Capra) contemporâneo, com um tom clássico de narrativa, porém esse mesmo tom, carregado por esse nacionalismo melodramático, desembocam num mar de sequencias que flertam com a necessidade de encantar o público pelos atos “heróicos”. Mesmo que seja baseado numa história verídica. O exagero dos pequenos detalhes, que tentam representar o que já está claro, a ânsia em super valorizar esse heroísmo, são características que quando unidas perfazem essa tentativa de reconstituição das negociações da Guerra Fria naquela retrógrada visão de comunistas do mal e capitalistas do bem.

comentários
  1. Lucas disse:

    Vou assistir depois!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s