A Assassina

assassina

Nie Yin Niang / The Assassin (2015 – Taiwan) estrelaestrelaestrelaestrelaestrela

A introdução, de quase dez minutos, em preto e branco e tela quase quadrada (1.85:1), posiciona, com precisão, o tempo e o timing do novo filme de Hou Hsiao-Hsien. Na primeira cena, uma anciã indica a sua pupila, assassina treinada (Shu Qi), o homem que ela terá que matar. Na cena seguinte, a doce câmera característica de Hsiao-hsien, foca uma criança brincando em família. O travelling acompanha o ambiente, desnuda a locação, até que aparece a assassina, e desiste de sua missão por conta da criança. A introdução termina com as ordens de sua nova missão, matar seu primo. Há muito mais do que o simples parentesco nessa ligação, quando crianças eles haviam sido prometidos em casamento.

Não há mais nada a saber do roteiro, a seguir Hou Hsiao-Hsien constrói um dos espetáculos visuais mais incríveis do cinema. O filme ganha cores, e a cultura cinematográfica do cineasta parece chegar à plenitude. Enquanto trata, delicadamente, dos sentimentos pessoais da assassina, o filme constrói plasticamente um balé de imagens hipnotizantes.

O formalismo, a conjunção rica dos diferentes tipos de planos (destaque para as imagens entre véus que causam outro tipo de beleza escandalosa), a riqueza dos sons e das cores, a beleza com que Hsiao-Hsien filma a natureza e os sentimentos conflitantes. Tudo é sereno e escandalosamente contido, principalmente a protagonista. Tão delicadamente orquestrado a culminar na poesia visual, o dentro e o fora do campo, as elipses, o filme do ano.

Anúncios

2 comentários sobre “A Assassina

  1. Pingback: Cahiers du Cinema e Sight & Sound |
  2. Pingback: Top 25 – 2015 |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s