Cinco Graças

cincogracasMustang (2015 – FRA/TUR) estrelaestrelaestrelaestrela_cinzaestrela_cinza

Não discuto as regras para enquadrar no Oscar um filme na categoria de Estrangeiro, cada prêmio faz suas regras e pronto. Agora, um país ter a coragem de indicar um filme que nada lhe diz respeito, que não o representa, apenas porque o financiamento é oriundo dessa nação é uma decisão tão pequena e fora de propósito. A França assim decidiu, e o filme da turca Deniz Gamze Ergüven concorre à vaga pela França.

Mas, nada disso diminui ou melhora o longa em si. Há algo que lembra As Virgens Suicidas, principalmente por essa relação de várias irmãs vivendo apenas entre elas, distantes da sociedade geral. A melancolia do filme de Sofia Coppola aqui é substituída pela ânsia de liberdade. Novamente à tona costumes religiosos, que para o nosso mundo Ocidental parecem exageradamente conservadores.

Cinco irmãs adolescentes, que numa brincadeira inocente, com colegas de classe, são taxadas pela sociedade de promíscuas. Orfãs, sob cuidados da avó e de um tio, acabam isoladas do mundo, trancadas até que cada uma delas tenha seu casamento arranjado. Dessa prisão domiciliar, Ergüven traz à tona questões de âmbito sexual, a fase de amadurecimento de meninas para mulheres, tristeza, as decepções e rebeldias.

A diretora encontra leveza nesse mergulho pela adolescência reprimida feminina, enquanto tenciosa ao melodrama quando possível. Pelos olhos dessas garotas passam a ambivalência de um mundo globalizado tão liberal, e conservadorismos tão ditatoriais que ainda tem força em diferentes sociedades.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s