Ave, César!

Hail, Caesar!Hail, Caesar! (2016 – EUA) estrelaestrelaestrela1_2estrela_cinzaestrela_cinza

A nova comédia dos Irmãos Coen é mais um filme sobre a indústria cinematográfica de Hollywood. Eles já foram muito bem sucedidos no tema com Barton Fink, mas dessa vez voltam muito mais irônicos numa espécie de provocação aos áureos anos 50 dos estúdios de cinema. É interessante como os Coen são capazes de reunir todas as suas características, como se fosse um breve resumo da carreira, englobando desde a série de comédias, até os personagens mais “interioranos” (Alden Ehrenreich como ator chulo de westerns é a melhor coisa do filme) e, como em outros de seus filmes, personagens sequestrados. Só a violência fria e calculada passa longe dessa vez, substituída por esse humor de deboche.

A trama central tem um executivo (Josh Brolin) responsável por fazer com que as filmagens funcionem. Ele trata dos egos das celebridades, acompanha dia-a-dia de orçamentos e filmagens, participa do casting, e usa métodos que forem necessários para tudo transcorra bem. Nesse dia, um dos astros (George Clooney) é sequestrado por um grupo Comunista.

Desse plot, os Coen criam uma série de coadjuvantes e subtramas, que funcionam como esquetes de humor. A somatório é irregular, mas tem seus momentos imperdíveis (como a curta cena com Frances McDormand ou a apresentação musical com Channing Tatum). O conjunto unificado das esquetes não dá um filme redondo, principalmente porque os personagens centrais (de Brolin e Clooney) soam frios à plateia, burocráticos dentro da narrativa. Além, é claro, que muitas das piadas ou inserções parece que funcionaram melhor na cabeça dos criadores do que em sua realização. O lançamento do filme, no Festival de Berlim, já era indício de que este seria um filme menos inspirado, afinal, os Coen teriam lugar garantido em Cannes, e mais ainda na corrida a qualquer Oscar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s