Exit

exitHui Guang Zoumingqu / Exit (2014 – TAW) estrelaestrelaestrelaestrela_cinzaestrela_cinza

Este segundo longa-metragem, do diretor de fotografia Hsiang Chienn, fez carreira destacada nos festivais de cinema da Ásia, e também na mostra paralela de Locarno voltada aos jovens cineastas. É uma narrativa interessante, principalmente por sua capacidade de manter o ritmo, mesmo com a pequena quantidade de diálogos.

A dificuldade de comunicação com a filha, a perda do emprego de costureira, a mãe internada no hospital e os sintomas precoces da menopausa. Chienn e a ótima atriz Shinag-chyi Chen aproveitam esse quadro pessoal problemático para desenvolver levemente as angústias, a solidão. Sempre com humor sutil (as câimbras ao tentar ouvir o som do casal vizinho fazendo amor) ou delicadeza carinhosa (os cuidados com o paciente do leito ao lado de sua mãe, já que os enfermeiros fazem o básico).

Muitas vezes os inusitados enquadramentos oferecem uma visão obtusa da protagonista, torta tal qual a vida dessa quarentona cuja vida não tem sido parceira. Até o longo plano-final (típico dos filmes de Tsai Ming-Liang), onde finalmente ela permite toda sua angústia extrapolar, solitária, um resumo categórico de todo o filme.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s