Certo Agora, Errado Antes

certoagoraerradoantesJigeumeun matgo geuttaeneun teullida / Right Now, Wrong Then (2015 – COR) estrelaestrelaestrelaestrela_cinzaestrela_cinza

A proposta de cinema de Hong Sang-soo permanece inerte, e essa a magia que o mantém em destaque nos festivais de cinema e com sua pequena legião de fãs. Seu cardápio é de uma pizza coreana, meia Woody Allen e meia Eric Rohmer. Os filmes, praticamente os mesmos, quem não é grande fã mal consegue diferenciá-los pela memória, se não recorrer a imagens e sinopses. Este novo trabalho foi o grande vencedor do prestigiado Festival de Locarno, e mantém a escrita do naturalismo, do personagem central diretor de cinema, das bebedeiras com Soju e os romances meio atabalhoados.

Se já comprou a proposta de Sang-soo, pode se lambuzar com as duas versões da mesma história, a brincadeira de qual das duas estava Certa/Errada antes ou agora. O cineasta (Jung Jae-young) chega a cidade para uma apresentação de um filme seu, conhece uma jovem pintora (Kim Min-hee) num templo e passam o dia conversando. Não espere diálogos ultra-elaborados ou ricos como em Antes do Pôr-do-Sol, o roteiro está calcado na simplicidade da fragilidade emocional da garota, do desejo sexual do homem, e da passagem de tempo nada calculada entre eles. Lá pela metade, quando o relacionamento e o dia tem seu desfecho, a trama volta ao ponto de partida. As cenas se repetem, com pequenas variações, é a doce brincadeira de apontar como pequenos detalhes podem ser determinantes, e aquele relaciomanento segue outro rumo e desemboca num novo desfecho. A segunda versão da trama parece mais interessante, até pela riqueza de informações que contextualizam melhor os personagens. Certo ou errado, Sang-soo segue brincando com suas obsessões e vendendo propostas novas, que não são tão novidade assim.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s