Big Jato

bigjatoBig Jato (2015) estrelaestrelaestrela1_2estrela_cinzaestrela_cinza

O quarto filme de Cláudio Assis foi o grande vencedor do último Festival de Brasília. Ainda mais polêmico fora das câmeras, do que seus filmes (que são bem polêmicos também), o cineasta pernambucano vagueia sempre pela estética suja, pelo discurso crítico e provocador, pelo uso constante de palavras que causam reação na público (merda, sexo, e etc). Seus filmes fedem, e esse cheio vem imerso em discurso poético e contestador. É bem verdade que após sua bela estreia em Amarelo Manga, seu estilo autoral foi confirmado em seus demais trabalhos (Baixio das Bestas e Febre do Rato), ainda que não com a mesma contundência da estreia.

Aqui ele trabalha adaptando a biografia de Xico Sá, a fase adolescente do escritor entre sua sensibilidade pouco condizente com a aspereza do interior nordestino, e a o choque de ideias e atitudes das duas fortes figuras masculinas de sua vida (o pai e o tio, ambos interpretados por Matheus Nachtergaele). O pai prega o trabalho, o tio radialista provoca o emprego de carteira assinada, vive da liberdade e de suas historias com a indústria musical.

Big Jato é o nome da empresa de limpa-fossas da família, o pai carrega os filhos maiores para ajudarem, e entre o tempo trabalhando com o pai, e as visitas ao tio, o jovem Francisco vislumbra seu mundo, seus anseios. É o mais palatável filme de Assis, ainda que o cineasta se esforce com planos-conceituais, busque o diferente dentro da linguagem cinematográfica, a narrativa beira e um tradicionalismo que náo havia antes. Mas, a narrativa nem tem problemas, e sim sua filosofia e sensibilidade que apenas repetem outras tantas histórias de jovens borbulhando por dentro, buscando seu rumo na vida, nem que seja com a quebra de paradigmas familiares.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s