Julieta

julietaJulieta (2015 – ESP) estrelaestrelaestrelaestrela_cinzaestrela_cinza

Já faz um tempo que Pedro Almodóvar tem sido questionado, seus trabalhos não tem sido aquela quase unanimidade que o marcara entre Carne Trêmula e Fale com Ela. Por isso, o cineasta espanhol parece tentar se reinventar, afinal o piloto automático não combinaria muito com ele. Os dois filmes anteriores promoviam caminhos diferentes, doses de ousadia, mesmo que carregadas da assinatura de Almodóvar. O resultado final pareciam deixar a desejar, ou um grande fracasso (caso de Os Amantes Passageiros).

Eis que Almodóvar dá alguns passos atrás, volta a lidar com o melodrama, carregado de suas cores, tentando encontrar a jovialidade de seus primeiros trabalhos, e a sensibilidade feminina de seus maiores sucessos. Adaptando três contos da escritora canadense Alice Munro, o diretor nos apresenta Julieta (Emma Suárez/Adriana Ugarte). Em tom de mistério narra os dramas dessa mulher de meia-idade, que desiste do namorado para reviver sua depressão.

Sobretudo uma história a cerca da maternidade, mas também de amores, ciúmes e decepções. Enfim, todos os elementos que Almodóvar adora trabalhar, assim como as cores fortes e extravagantes, que não só marcam os ambientes como ajudam a representar os sentimentos de seus personagens. As duas atrizes, interpretando a mesma personagem, em diferentes fases da vida, oferecem a perfeita sensação de ser mesmo a mesma Julieta, isso é outro dos pontos fortes do filme.

Porém, o resultado final de Julieta é morno, quando a narrativa parece que vai decolar, algo escapa do controle e lá se foi o céu de brigadiero. É um sinal de Almodóvar tentando acertar novamente, sem deixar suas obsessões, sem deixar de ser ele mesmo, mas ainda buscando o novo dentro de sua própria carreira, e um movimento desses não pode ser menosprezado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s