The Beatles: Eight Days a Week

The Beatles: Eight Days a Week (2016 – RU)  estrelaestrelaestrelaestrela_cinzaestrela_cinza

Lançado ontem em alguns cinemas pelo miundo (nem sinal no Brasil) este documentário de Ron Howard sobre o quarteto de Liverpool. Mas, afinal, ainda há o que se acrescentar sobre os Beatles a esta altura do campeonato? O cineasta prova que sim, tendo farto acesso a imagens de arquivo, fotos, depoimentos antigos e atuais, e um recorte da banda todo calcado nas desgastantes turnês e massiva perseguição da imprensa, não deixa de ser uma teoria sobre uma das razões do fim da banda. o documentário teima em trabalhar como única, mas deixemos a parcialidade para Ron Howard.

Parece meio impossível não se interessar pelas entrevistas de john Lennon em inicio de carreira, a forma como a amizade com Paul transparece, e se dar conta da total falta de infraestrutura técnica para shows de uma banda que gerava multidões muito além do inflamadas. Sempre surgirão curiosidades, histórias, pequenos trechos de shows inesquecíveis, mas, acima de tudo, o diretor é competente em manter o discurso, do inicio ao fim, sob a unidade de um grupo com 4 integrantes, deixando a individualidade respeitada, mas mantendo o foco exclusivamente no que eles eram e representavam como grupo. Ainda que não deixassem de ser um quarteto de jovenes que amadureceram sob os holofotes do mundo.

Na versão dos cinemas, o filme se encerra com o show de 1965 no Shea Stadium, o maior em termos de público, que foi todo remixado e restaurado em 4K. São trinta minutos da banda, ainda que com sinais de que alguns deles estivessem ali loucos para encerrar com tudo, ainda assim há a vibração do público, com som nítido, e a possibilidade de revisitar o fenômeno que eles causaram. Ron Howard resgata aos beatlemaníacos um pouco da essência do quarteto, e esse mérito é coisa rara no mundo dos documentários musicais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s