Animais Noturnos

Nocturnal Animals (2016 – EUA) estrelaestrelaestrela_cinzaestrela_cinzaestrela_cinza

Elogiado e premiado na última edição do Festival de Veneza, o estilista de moda, Tom Ford, volta aos cinemas para seu segundo longa-metragem. De cara uma provocação ao mundo onde construiu sua carreira, num primeiro momento, mas que pode ser interpretada de maneira bem mais ampla. Mulheres obesas, dançando nuas, com alegria que modelos magérrimas fariam, expondo seus corpos sem pudores, numa galeria de arte burguesa.

Esse é o mundo profissional de Susan (Amy Adams), tão gélido e elegante quanto os planos que Ford usa e abusa (lindos, porém desnecessárias, frios quando queria ser tão quentes). Com esses planos frios que o cineasta tenta criar o universo sentimental de Susan, a decepção tanto amorosa, quanto profissional, e a estranha sensação de proximidade com o ex-marido (Jake Gyllenhaal) que acaba de lhe enviar seu recém-acabado primeiro romance.

A narrativa se divide, o passado e o presente de Susan se misturam à narrativa da história que o livro trata (uma família brutalmente agredida e violentada numa estrada vazia). O roteiro busca paralelos, de todo modo quer provocar sua protagonista, levar sua autoestima ainda mais ao chão, enquanto isso encena cenas de tensão e violência. Flerta com os últimos filmes de Denis Villeneuve, e cria um desengonçado arquétipo de um filme que tenta ser ácido e definitivo. O todo é de um caos didático que mesmo abusando dos planos fechados e melancólicos de Amy Adams, Tom Ford passa longe de se colocar na posição do cineasta que ele acredita ter se tornado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s