Decálogo

decalogoDekalog (1988 – POL) estrelaestrelaestrelaestrelaestrela_cinza

Os decálogos de Krzysztof Kieslowski. A referência já se tornou um clássico tamanha magnitude ganhou a poderosa mini-serie para a TV polonesa, sub-dividida em 10 capítulos de 55 minutos cada, cada um deles ligada diretamente a um dos 10 Mandamentos. Explorando um grupo de personagens, que só se interrelaciona diretamente por habitarem o mesmo conjunto habitacional, o cineasta extrapola dramas pessoais explodindo reflexões morais ligadas a temas universais.

Do antagonismo ciência versus religião à culpa de torcer, ou não, pela morte do marido, e assim decidir pela gravidez indesejada. Alias, a relação pais e filhos é tratada não só o decálogo em que a filha questiona a maternidade da irmã, como da relação pai e filha posta em cheque quando há dúvidas de que seja ele realmente o pai biológico.

Já as questões amorosas são amplamente desenvolvidas na história da mulher que mente sob o desaparecimento da marido para se aproximar do amante, ou do adolescente apaixonado que tenta se aproximar da mulher que avista pela janela.   Ou até no caso do homem que sofre por impotência, e além de viver o drama da virilidade, teme que a mulher tenha um caso.

No que talvez seja a melhor das histórias, dois irmãos ficam obcecados pela fortuna, em selos, que o pai deixou como herança. Mau sabem o que fazer, e na empolgação entre a riqueza e mantém o legado do pai, só se metem em confusões engenhosas e arriscadas.

Religião, sexo, traição, família, ganância, a estrutura narrativa está mais preocupada em dar vazão aos roteiros e as profundezas dramáticas que cada história estabelecem. No todo, um resultado poderoso, ainda que abuse dos limites em muitos momentos. Questionador e ligado diretamente ao cotidiano contemporâneo humano, em histórias que poderiam ocorrer com qualquer um, em dramas em inseguranças que nos assombram a cada minuto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s