Uma Noite Após a Guerra

umanoiteaposaguerraUn Soir Après de la Guerre (1998 – CBD/FRA) estrelaestrelaestrelaestrelaestrela_cinza

Um dos raros filmes de ficção do documentarista Rithy Panh. Isso não é subterfúgio para o cineasta cambodiano deixar de lado o Khmer Vermelho de Pol Plot, o saldo da ditadura que dizimou parte da população e a pobreza que assola o povo. De uma história de amor, escrita em linhas tortas, Panh emerge a dura e simples realidade local. Ele volta do serviço militar, se apaixona pela moça que trabalha como acompanhante.

Panh deixa de lado o romantismo, a relação é criada em meio a aguras, teimosias, como se a paixão fosse cativando o outro. A ditadura chegou ao fim, a liberdade não. Os militares que voltam do front tem dificuldade em encontrar trabalho. Mulheres são vendidas aos donos das boates. Panh filma tudo com crueldade bucólica, é tudo tão pobre: as casas, as frutas que chegam de canoa ao piquenique, o “glamour” da casa noturna e as roupas desajeitadas em jeans surrados.

É também um filme sobre adaptação, enquanto o país se adapta ao fim do regime de Pol Plot, os que voltaram agora à sociedade tem maior dificuldade de adaptação. Os que já vem sofrendo preencheram os espaços, os empregos. O retorno à vida civil em Phnom Penh parece ainda mais irrealizável que os períodos de massacre e injustiça (maiores, porque ela simplesmente ainda não acabou).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s