Personal Shopper

Personal Shopper (2016 – FRA) 

A sequencia mais sugestiva e facilmente comentada do novo filme de Olivier Assayas são os vinte tensos minutos de uma viagem de trem Paris-Londres-Paris, onde apenas acompanhamos as reações da protagonista, Maureen (Kirsten Stewart), à troca de mensagens durante o trajeto. É a arte de filmar a tela de um celular, de uma forma que possa causar tensão, dualidade, e a dúvida de quem é a (o) desconhecida (o). O ritmo e esse diálogo com a comunicação moderna, reinventando os limites da narrativa.

Desde o começo, o filme flerta com o fantasmagórico, e transforma essa atmosfera em seu próprio combustível para ascender as chamas do incêndio pessoal que vive a jovem americana de passagem em Paris. A qualquer um, ela afirma que está na cidade esperando. O namorado a aguarda no Oriente Médio, mas sua habilidade médium lhe faz tentar algum contato com o irmão gêmeo, que morreu repentinamente. Assayas se aproveita dessa tentativa de contato espiritual, aliado ao desconforto da garota de praticamente não viver sua própria vida no momento, não há nada reconfortante a seu dispor (apartamento dividido com alguém, a distância de todos, a dor da perda). Nisso tudo, o emprego temporário como assessora de compras de uma celebridade apenas corrobora nesse estranhamento/distanciamento.

A citada sequencia no trem é primordial, até lá já conhecemos os personagens, o mundo de Maureen já está claro ao público. Mas, outra cena parece ainda mais crucial, Assayas traduz os sentimentos e comportamentos reclusos de sua personagem. Influenciada, Maureen cruza os limites e faz algo proibido. O diretor a acompanha pelo apartamento num longo plano-sequencia, sensual e libertador, que brinca com o mistério pela câmera nem sempre conseguir focalizá-la por entre as paredes. Vendo uma cena desse tipo, é fácil compreender porque foi escolhido Melhor Diretor em Cannes. É outro exemplar da filmografia do cineasta francês com clima fantasmagórico, um thriller psicológico de personagens meramente fascinantes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s