Five Came Back

Five Came Back (2017 – EUA) 

Lançado esta semana, o novo documentário da Netflix traz cinco diretores contemporâneos contando e resgatando a participação histórica de outros cinco diretores clássicos de Hollywood durante a Segunda Guerra Mundial. John Ford, John Huston, George Stevens, Frank Capra e William Wyler se alistaram voluntariamente durante o conflito e fomra utilizados pelos militares para acompanhar as tropas e produzir documentários que pudessem informar, angariar novos alistamentos e também arrecadar fundos para patrocinar a guerra. É bom lembrar que na época, anterior ao advento da TV, os noticiários eram exibidos como cinejornal, no lugar dos trailers atuais.

Como formato narrativo, o documentarista Laurent Bouzereau (que recentemente dirigiu o de Roman Polaski) é bem convencional, partindo do livro escrito por Mark Harris (Five Came Back: A Story of Hollywood and the Second World War), apenas intercalando imagens de arquivo ou dos documentários produzidos à época, com as imagens em fundo de preto dos entusiasmados contadores de história: Steven Spielberg, Francis Ford Coppola, Guillermo del Toro, Paul Greengrass e Lawrence Kasdan, com narração em off de Meryl Streep. Destacando as dificuldades de produção e heroísmo, mas também os conflitos com os militares, as decepções e até comportamentos pouco corretos de alguns deles.

Não deixa de ser um retrato biográfico de cada um dos diretores, e o quanto a guerra foi marcante para seus trabalhos a seguir (quando produziram seus melhores filmes no retorno à indústria do cinema). E o ponto mais forte é realmente atiçar o público a correr atrás da mais de dezena de filmes produzidos (também disponíveis no Netflix agora), todos pensados como propaganda militar, mas a história conta que nem todos foram exatamente chapa branca e até foram proibidos durante um tempo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s