A Mulher que Se Foi

Ang Babaeng Humayo / The Woman Who Left (2016 – FIL) 

Chega ao circuito comercial brasileiro o vencedor do último Leão de Ouro de Veneza, outro trabalho típico do cineasta filipino Lav Diaz: filmado em preto e branco, planos bem longos, a narrativa de imersão nos personagens, a passagem do tempo marcada e fundamental, os temas políticos de seu país. Roteiro adaptado do conto Deus Ve a Verdade, Mas espera, de Tolstoi.

Aqui, é via noticiário de tv que descobrimos a onda de sequestros nas Filipinas em 1996 e a interferência da devolução de Hong Kong, dos britânicos à China, na parte chinesa da população. Conhecemos também a situação de Horácia, prisa por trinta anos injustamente, e libertada após outra detenta assumir o crime e informar que ela foi vítima de uma vingança do ex-namorado.

Resta a essa mulher tão caridosa com todos na prisão a busca por reunir sua família, e o desejo de vingança que surge (tão conflitante de seu comportamento mais natural). Enquanto planeja sua vigança, Horácia oferece o bem à sua volta, da família que vive num terreno desua propriedade, ao vendedor ambulante que mora na favela, ou a travesti solitária que perâmbula na madrugada pelas ruas.

Talvez o filme sofra um pouco no ritmo narrativo (diferente do que ocorra em filmes bem mais longos do cineasta), por outro lado, Lav Diaz continua milimétrico em sua capacidade de criar momentos marcantes, e conduzir o público nesse tipo de história límpida e clara, mas de um poder quase perturbador ao analisar as relações humanas, a hipocrisia burguesa, e a comparação de princípios. O desfecho surge surpreendente, mas até ele, já estávamos entregues a sua capacidade de hipnotizar em seu ritmo pacato de contador de histórias.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s