Sra McCutcheon

Mrs McCutcheon (AUS – 2017) 

E depois de passar por alguns festivais internacionais, foi a vez desse curta australiano, produzido pelo brasileiro André Lima, ter suas primeiras exibições no Brasil durante o 28º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum. Dirigido por John Sheedy, de longa carreira como diretor e professor de teatro, e com roteiro de Ben Young (o mesmo do terror Predadores do Amor), o filme se destaca ,inicialmente, por sua sensível capacidade de inserir preconceito e sexualidade aos seus personagens, com naturalidade poucas vezes vistas.

Em um das primeiras cenas, a câmera acompanha, em plano-sequencia, mãe e filho entrando na escola. O foco inicial nos pés que cruzam os corredores, até lentamente focalizar a reação dos alunos, antes de finalmente apresentar ao público esse garoto que prefere se vestir de mulher e ser chamado como Sra. McCutcheon. O choque de todos é inevitável. Brincadeiras, pressão, desconforto, em seus dezesseis minutos, o filme consegue dar cabo das caricaturas e clichês que provoca, enquanto discute sexualidade sem pieguice ou dó. Fala de crianças, mas em tom de conversa de adulto, sem pré-conceitos.

Eis que entra em cena o garoto aborígene, o melhor do time de rugby, mas eternamente rejeitado socialmente pelo preconceito racial. A empatia imediata, um relacionamento que só assistindo para entender exatamente como categorizar aquilo tudo. Se tornam mais que amigos, ou que um mero refugio social. E nisso a narrativa facilita a conexão com o público pela doçura, pela criação de personagens em que a fofura dos traços suavizam o drama de suas vidas.  O curta tem essa capacidade de discutir tabus, de tirar de uma redoma seus temas e colocá-los com naturalidade em debate. De dialogar com todos, nunca deixando de usar cinema como linguagem. O aceitar é mais fácil do que temos visto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s