Bom Comportamento

Good Time (2017 – EUA) 

Herdeiros do bom cinema independente americano dos anos 70, os irmãos Benny e Josh Safdie consolidam, definitivamente, sua filmografia como uma das mais interessantes do cenário indie atual. Podemos chamar de herdeiros por pura opção ou bom gosto, afinal eles atualizam estilos notabilizados por Cassavetes e Scorsese para retratar personagens nova-iorquinos marginalizados, ainda que esperançosos, engolidos pela metrópole que não dorme.

A fotografia suja e granulada, visual perfeito para uma história que praticamente transcorre à noite, entre as luzes da cidade e a urgência do protagonista (Robert Pattinson), desesperado em levantar dinheiro para o pagamento da fiança do irmão (o próprio Benny Safdie), preso após o assalto a banco que os dois executaram. A câmera frenética, em ritmo e nos mais inusitados enquandramentos, oferece ao movimento constante de Pattinson, uma nova dimensão entre a coragem e a arrogância de ter tudo sob o seu controle. Seu ímpeto só não é maior que as fragilidades de seus planos.

Os Safdie saem do lugar comum e indicam um personagem sem pudores, ganancioso, mas com um carinho paternalista para seu irmão. Que se torna culpa, parte pela própria influência negativa que ele exerce sob o mais jovem, que aparenta sofrer algum tipo retardo mental. A explosividade, a violência, e principalmente a ingenuidade, reflexos do comportamento de um lar desequilibrado que o roteiro apenas deixa subentendido. O filme dos Safdie jorra pela tela, com pungência e a vibração de quem está sempre correndo do perigo, e se colocando ainda mais sob a roda-viva da marginalidade.

Anúncios

Um comentário sobre “Bom Comportamento

  1. Pingback: Bom Comportamento — | O LADO ESCURO DA LUA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s