Suburbicon – Bem-Vindos ao Paraíso

Suburbicon (2017 – EUA) 

Curioso que Matt Damon esteja, no mesmo ano, em duas produções tão questionáveis, de cineastas consagrados, e que se passem em comunidades perfeitas para o sonho americano, e ambos com estreia mundial no mesmo festival. Pequena Grande Vida (de Alexander Payne) ainda vem ai, enquanto isso temos em cartaz esta nova comédia de humor negro, de George Clooney, com roteiro dos Irmãos Coen.

Suburbicon é um desses modelos perfeitos do american way of life dos anos 50, uma comunidade em que as casas não tem muros, o gramado bem cuidado e as famílias vivem em harmonia. Adicionando a questão racial, porque o ambiente perfeito é confrontado com a chegada de uma família negra no local. Os moradores protestam, fazem manifestação na casa do tipo de pessoas das quais eles tentaram fugir em Suburbicon.

Na casa vizinha, a verdadeira da trama ocorre, onde a família de Gardner Lodge (Damon) sofre as consequências da invasão violenta de bandidos em sua casa. Filho (Noah Jupe), esposa (Julianne Moore), e cunhada (Moore também) amordaçados, insultados, agredidos. Dai em diante, o roteiro tenta nos convencer da verdadeira personalidade de cada um dos personagens, um jogo de sordidez, golpes meticulosamente planejados e consequências tardias.

O todo sofre da mesma ingenuidade de seus personagens, e a comédia de erros soa frágil enquanto tenta se camuflar na panela de pressão racial prestes a explodir na casa ao lado. Caricaturas incongruentes e exagero de situações que tentam perpetuar toda a proposta do universo de personagens que os Coen consagraram no cinema (se bem que não é a primeira vez que não funcionam bem), enquanto isso, Clooney parece mais preocupado com o cacoetes desses personagens, do que em dar uniformidade ao seu filme.


Festival: Veneza

Mostra: Competição Principal

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s