The Square – A Arte da Discórdia

The Square (2017 – SUE) 

Ruben Östlund está de volta, como nada mais, nada menos, que vencedor da Palma de Ouro. Metralhando criticas à futilidade e hipocrisia do mundo cultural. Christian (Claes Bang) é a marionete nas mãos do cineasta sueco para expor suas pseudo-metáforas e questionável escrotidão através de atos em sua vida particular que se contrapõe ao lado bom moço e humanitário de curador de um um museu de arte.

Provocar a burguesia europeia do champagne e caviar em festas de doação de fundos para arte é como ameaçar com estilingue uma vidraça de vidro. É um alvo fácil, frágil e facilmente provocativo. Östlund não fica só nele, e ao revelar mais da personalidade de Christian, tenta fazer esse retrato cínico de quem acha que está fazendo o bem, quando abusa dos marginalizados pela sociedade (imigrantes, mulher, funcionários).

Mais frágil que seus alvos são as próprias ideias de Östlund, como em todas as cenas com a dupla que faz um plano de marketing para a nova exposição do museu (The Square). O didatismo com que tenta provocar, como quem acredita que está banalizando a arte, quando talvez seja mais um que demonstre que ser incapaz de compreendê-la. Em tempos de tanta confusão e censura nos museus brasileiros, o filme dialoga muito com a visão conservadora daqueles que vendem a ideia de que arte é um bem supérfluo e desnecessário. Ataca o todo, e nunca a pobreza do público mais preocupado com checkin’s e selfies, do que a reflexão e novas perspectivas.


Festival: Cannes

Mostra: Competição Principal

Prêmios: Palma de Ouro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s