The Post: A Guerra Secreta

The Post (2017 – EUA) 

Da janela da Casa Branca a figura do presidente Nixon, de costas, esbravejando ao telefone contra tudo que o incomoda. O filme repete essa cena, algumas vezes, sempre vilanizando o já vilão. O momento para rediscutir liberdade de expressão nos EUA não é mais oportuno nesses anos de governo Trump. Steven Spielberg se aproveita sim do momento para trazer à tona o embate judicial entre governo e dois dos principais jornais dos EUA (The New York Times e Washington Post) durante a Guerra do Vietna. Em jogo, documentos secretos que provam a irresponsabilidade dos presidentes em seguir com a guerra.

Spielberg transforma em thriller político a dramatização desses dias na redação do Post. O cineasta se mostra um apaixonado em homenagear a arte de fazer jornal, um fetiche repetitivo com cenas das máquinas imprimindo jornais, enquanto as discussões e dúvidas enlouquecem a dona do jornal (Meryl Streep), seu editor-chefe (Tom Hanks) e outros de seus líderes. É uma daquelas histórias fascinantes, mas narrada de forma linda demais, quase datada, e que Spielberg tenta rejuvenescer, via firulas narrativas típicas de Joe Wright.

Sobra edição acelerada no dinamismo das conferências telefônicas que decidiu o que publicar, ou nos planos-sequencias pela redação, assim como excessivamente resta o tom melodramático com que os dramas da toda-poderosa (inclusive o de se impor como mulher e grande chefe) e de se sobrepor aos homens anteriores que ocuparam sua posição (seu pai, seu falecido marido). Spielberg tenta se renovar, mas seu lado nacionalista e antiquada bandeira pela honra e bons costumes ainda aparece quando ele menos espera.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s