Sem Amor

Loveless (2017 – RUS) 

A sessão única em que foi exibido na Mostra SP jamais será esquecida. Menos pelo que o filme possa representar, e mais pela confusão para conseguir ingressos, que gerou tanta discussão e briga que até a policia foi parar no Conjunto Nacional. Andrey Zviagintsev não deve ter noção da comoção que causou em alguns públicos.

Um dos filmes mais elogioados em Cannes, é outro de seus dramas familiares que tenta inserir questões políticas ou sociais da Rússia. Um casamento em frangalhos, apenas à espera da venda do apartamento para os corpos finalmente se separarem. Brigas diárias, agressões verbais, e o filho adolescente absorvendo como uma esponsja a animosidade entre os pais. Impressiona a cena em que o casal se ofende na cozinha e o garoto chora copiosamente.

Zviagintsev segue filmando lidamente, tudo muito escuro, algumas cenas sem iluminação ou focando árvores tristes, sem folhas. É o espaço, cada vez maior, que o casal cria entre eles, o motor que rege o primeiro ato dessa trama. Depois, o grande acontecimento que leva os dois ao desespero, entre buscas em hospitais e necrotérios. Cada um seu novo relacionamento, a nova vida cotidiana que se embrenha como as raízes de uma árvore, numa sociedade russa de valores questionáveis, dúbios. No fim, sua provocação nas questões entre Ucrânia e Rússia, Zviagintsev não consegue mais deixar de realizar filmes que tenham grandes temas, um dos fortes candidatos ao Oscar de Filme Estrangeiro, ainda que esteja bem longe de empolgar ou causar todo o impacto que o cineasta pretendia.


Festival: Cannes (2017)

Mostra: Competição Principal

Prêmio: prêmio do juri

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s