Lady Bird – A Hora de Voar

Lady Bird (2017 – EUA) 

Chega como um dos filmes mais badalados da corrida do Oscar, estreia na direção de uma das atrizes queridinhas do indie americano (Greta Gerwig, eternizada como Frances Ha e a musa do Mumblecore). Surpreende os mais tradicionalistas por tanto destaque para um típico coming-of-age, que se coloca como representante do início desse século, num mundo pré-smartphone.

Saiorse Ronan é Lady Bird, a garota intensa que sonha em ser artista e vive em pé de guerra com sua mãe durona (Laurie Mecalf). E ela é realmente a luz, o brilho, por sua capacidade de externar todos os anseios, inseguranças, explosividade e melancolia de uma jovem intensa, corajosa e cheia de si. Bem possível que o grande sucesso do filme esteja em sua interpretação tão capaz de causar empatia imediata.

O sucesso da estreia de Greta parece ser a sinceridade com que dirige, é possível notar algo parecido com suas interpretações, mas ela não nega que há muito de autobiográfico (além de ser a mesma cidade onde ela cresceu, ter estudado num colégio católico e ser filha de uma enfermeira), é quase a adolescência de Frances Ha, uma prequel espiritual.

Alguns diálogos de impacto, quase sempre calcados do desequilíbrio comportamental, na velocidade de mudança de humor. A garota prestes a florescer, a eclodir, por mais que tenha que magoar, passar por cima, e em outros momentos, ser tão doce. O cinema pede filmes femininos, conduzidos por mulheres, e ao preencher essa lacuna, o filme talvez esteja ocupando mais espaço do que mereceria, por outro lado, é tão raro o tema ser levado mais “a sério”, e não apenas, visto como outra comédia só para divertir. Greta traduz a idade, a seu modo, mas não o faz gratuitamente, e a simplicidade aparente é apenas a camada superficial de uma cebola que merece ser descascada e descoberta.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s