Trama Fantasma

Phantom Thread (2017 – EUA) 

Os opostos se atraem é uma daquelas máximas que os românticos se apegam para explicar, o que nem sempre pode ser explicado no amor. Não é bem isso o que resume o relacionamento entre o estilista Reynolds Woodcock (Daniel Day-Lewis) e sua musa, Alma (Vicky Krieps), está mais para algo doentio e ao mesmo tempo que os tire da zona de conforto,que provoca e confronta, por mais que viver assim possa não ser tão sadio.

A inspiração de Paul Thomas Anderson veio do designer basco Cristóbal Balenciaga, conhecido como O Arquiteto da Costura, e o cineasta americano se coloca aqui como um arquiteto do cinema, tamanha sua preocupação com que controla cada elemento e cada emoção em cena. Um conto sobre a mascunilidade em tempos em que o feminismo ganha espaço, mas é uma visão critica esse mundo em que o masculino dominante podia abusar do chamado sexo frágil, o cineasta vende exatamente o oposto, numa casa onde um homem lidera tantas mulheres, e é dominado simultaneamente.

O filme é silencioso, tal qual Woodcock leva cada movimento de sua vida, é possível ouvir a cada vez que a xícara toca no bule durante um café da manha, e esses momentos são importantes porque há significado em mostrar a elegância o quão meticuloso ele é. Enquanto isso, a destrambelhada garçonete o atrai e o enlouquece por não aceitar a passividade como única forma de sobrevivência.

Um romance que é quase um filme de terror, um jogo psicológico de atração e obsessão. De um lado o egocêntrico, a estrela intocável, o eterno garoto ingênuo em emoções e no trato com os demais. De outro a mulher provocadora, inquieta, que não aceita calada o que tentam lhe impor, mas que se permite alimentar esse fascínio pelo frágil homem forte. Com atuações (não só Day-Lewis e Krieps, como Lesley Manville como a irmã dominadora) e trilha sonora impecáveis, e um raro domínio da luz nos ambientes fechados, Trama Fantasma é um hipnótico experimento de um tipo de relacionamento opressivo, tóxico e instigante, um vício da qual não se consegue superar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s