A Second Game | Infinite Football

A Second Game (Al Doilea Joc / A Second Game, 2014 – ROM)

Infinite Football (Fotbal Infinit / Infinite Football, 2018 – ROM)

Numa carreira ainda curta, dois documentários que envolvem futebol, são um claro indicativo da relação de Corneliu Porumboiu com o esporte. Com A Second Game, seu filme menos conhecido até aqui, entendemos que a relação com o esporte vem de berço, seu pai foi árbitro e atuou na primeira divisão do campeonato romeno.

E é um pouco disso que o filme trata, a imagem exibe um jogo gravado em VHS entre os dois maiores times do país, o Steaua e o Dínamo. O gramado coberto de neve, entre os jogadores em campo o craque Hagi, maior nome do futebol romeno nas últimas décadas.  As únicas imagens que teremos são as da partida, enquanto o áudio traz  pai e filho conversando, comentam lances do jogo, recordações. Há um teor político envolvido, nos anos 80, um dos times era ligado ao ditador Nicolae Ceausescu, enquanto o adversário ligado aos militares.

Com Infinite Football, Porumboiu retorno ao futebol e às telas. O personagem central é um amigo do cineasta, Laurentiu Ginghina, que nos anos 80 se machucou praticando o esporte e não pode mais voltar a jogar. Atualmente funcionário público, Ginghina é entrevistado pelo diretor sobre as teorias que ele criou para alterar o futebol, ou até mesmo criar um novo esporte. Em meio a suas explicações e teorias, acompanhamos um pouco de sua persona, trabalhando ou assistindo um treino de futsal, enquanto Porumboiu tenta desenvolver no subconsciente um estudo sobre a liberdade, o pensamento. Novamente usando o futebol para trazer um pouco da história de seu país, outro rascunho de paralelo entre o esporte e o governo Ceausescu.


Infinite Football

Festival: Berlim 2018

Mostra: Forum

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s