Assunto de Família

Manbiki Kazoku / Shoplifters (2018 – JAP) 

Não são poucos os filmes de Hirokazu Kore-eda com crianças. O cineasta japonês, em boa parte de sua filmografia, deu foco a personagens dóceis e cativantes, ora em quase aventuras dramáticas, ora em dramas destruidores (Ninguém Pode Saber). Dessa vez, ele dá um passo além, não só por ter ganho a Palma de Ouro, mas por complicar a trama com ousadia, sem sair de seu ritmo cinematográfico.

Um garotinha é encontrada quase congelando nas ruas, e acaba “agregada” por uma família meio torta que vive de bicos e pequenos assaltos a supermercados para sobrevivência. Homem, mulher, avó, filhos, a relação familiar não é exatamente essa, mas a posição dentro daquela casa (provalvemente invadida) é essa. São personagens totalmente à margem da sociedade japonesa, que o filme facilmente prova que mesmo “péssimos exemplos” para a sociedade, se tornam amáveis e um lar bem mais indicado do que a casa de classe media cheia de violência em que a garota morava.

Kore-eda nos faz mergulhar por entre as contradições e inseguranças desses personagens, pela moralidade de seus atos e sentimentos, e o quanto a sociedade hipócrita, mas que mantenha seus segredos e defeitos trancafiados, é de fácil aceitação, do que essas imperfeições dos que vivem além dos padrões e etiquetas sociais. No seu filme mais corajoso, Kore-eda nos coloca em tilt, sem sair do tom de cenas melosas, ou até melodramáticas, mas que oferecem a reflexão sobre as convenções e o quanto julgamos pela aparência e não pelo que de fato é importante notar.


Festival: Cannes 2018

Mostra: Competição Principal

Prêmio: Palma de Ouro

Anúncios

Um comentário sobre “Assunto de Família

  1. Pingback: Festival do Rio 2018: dicas |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s