O Primeiro Homem

First Man (2018 – EUA)  

O que estamos acostumados ao ver versões cinematográficas do homem no espaço é o glamour de ser astronauta, de ver a beleza da Terra, e flutuar numa espaçonave através da diferença de gravidade. O que Damien Chazelle nos proporciona é outra experiência. Com seu cinema sempre marcado pelo apuro técnico, o expoente cineasta americano mergulha em espaço claustrofóbicos, na força do som, e planos fixos e tremedeira louca para dar a sensação mais precisa do que foi a corrida espacial dos anos 60.

No centro de tudo Neil Armstrong (Ryan Gosling), na pele do personagem quieto, introvertido, que carrega uma espécie de vazio existencial que pode ser explicado por suas angustias, o drama do luto da filha e o peso da expectativa e responsabilidade de sua missão na NASA. Chazelle não dá conta de suas complexidades, prefere o silêncio, o afastamento, trabalhar com sua figura fechada ao invés de buscar respostas.

Enquanto isso, seus filhos e sua esposa (Claire Foy) vivem as expectativas de Apollo 11. Os EUA e os Soviéticos correm para feitos antes de seu oponente, e os EUA questionam os acidentes e mortes durante os anos de corrida espacial. Está tudo lá no filme, Chazelle está interessado nisso tudo? Aparentemente não. Ele quer mesmo é a fotografia granulada, as expressões opacas de Gosling, a visão do espaço por uma fresta de janela, ou detalhs do cubículo onde mau se pode movimentar por onde os astronautas cruzam o espaço. Chazelle está preocupado com a ciência, com o realismo, e por isso gasta mais de 140 minutos com essas idas ao espaço de maneira tão pouco glamourosa, talvez mais romântica por essa possibilidade de resgatar os momentos e menos questionar os passos. Peca quando tenta dramatizar, mas, pelo menos escapa das armadilhas de dar resposta para tudo (apenas algumas).


Festival: Veneza 2018

Mostra: Competição

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s