Infiltrado na Klan

BlacKkKlasman (2018 – EUA) 

Uma sátira, um filho da blaixploitation, um thriller contra o racismo que narra os anos 70, mas mira nos dias de hoje. O novo filme de Spike Lee é tudo isso. Da história verídica do primeiro policial negro, de Colorado Springs, que de um anúncio do jornal criou uma operação para se infiltrar na Klu Klux Klan, o cineasta americano mira, novamente, sua provocativa metralhadora na intolerância racial e nos movimentos Neo-Nazistas, que, incrivelmente, ganham mais adeptos pelo mundo de hoje.

A narrativa tem essa pegada de swing da década de setenta, e se equilibra entre o humor (algumas vezes questionável, em outras preciso) e a afirmação política contra a segregação através de encontros dos Panteras Negras. O policial Ron Stallworth (John David Washington) se divide entre ambos núcleos. De um lidera as investigações, faz contatos com membros da Klan, e quando consegue se infiltrar, precisa mandar um colega branco (Adam Driver) para participar das reuniões. De outro lado, flerta com uma das líderes estudantis e ativista dos Panteras .

Menos inventivo no ritmo narrativo, o filme é mesmo um deleite pop por seu ritmo descontraído e seu humor direto. E, obviamente, se torna mais poderoso e fundamental por sua contundência política, seu discurso urgente frente um planeta que vê a ultra-direita ganhar mais espaço e recolocar na moda questões e comportamentod que pareciam segui o caminho conciliador. Em entrevistas, Spike Lee diz ter sido muito influenciado pelos acontecimentos chocantes em Charlestonville (utiliza as fortes imagens para encerrar o filme), vamos precisar muito da cultura em geral para tentar conscientizar do caminho perigoso que muitos países estão tomando.


Festival: Cannes 2018

Mostra: Competição

Anúncios

Um comentário sobre “Infiltrado na Klan

  1. Pingback: Festival do Rio 2018: dicas |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s