Imagem e Palavra

Le Livre D’Image (2018 – FRA) 

Gosto muito quando Jean-Luc Godard está inventado, radicalizando, e também critico, e menos quando se coloca apenas como um velho rabugento balbuciando uma ideia. Nessa safra mais recente safra de seus trabalhos há  ambos os casos, incluindo esse novo que já nasce como um dos acontecimentos audiovisuais do ano. Começa com imagens de grandes clássicos como Johnny Guitar, Um Corpo que Cai e Interlúdio, intercalando com imagens de violência ao redor do mundo. A guerra está aqui.

O experimentalismo também está presente, a desconstrução da imagem, das cores, contraponto a narração em off do próprio cineasta (que nem sempre ganha legendas, propositadamente). Uma palavra se repete inúmeras vezes: Remake. Estaria Godard pedindo para uma refilmagem da proria vida no planeta, vamos contar essa história novamente para tentar fazer melhor?

A parte final tem grande foco sob o mundo árabe. De novo a violência escancarada sob nossos olhos, mas uma urgente preocupação em demonstrar respeito e aceitação a muçulamos e árabes em geral. A ideia de não demonizar todo um povo, de tornar inimigos, de relembrar o quanto sofrem (pobreza, seca, violência), a dor do povo que os governantes só enxergam quano interessa. E assim, Godard provoca todo o Ocidente, entre montagem desconexa, frases que parecem incompreensíveis e um conjunto de colagens de fotos, arquivo e suas criações, que formam esse filme-retrato da violência mundial, do absurdo das interrelações e que comprava que a guerra está aqui.


Festival: Cannes 2018

Mostra: Competição

Anúncios

Um comentário sobre “Imagem e Palavra

  1. Pingback: Festival do Rio 2018: dicas |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s