Pilots

Publicado: abril 8, 2019 em Cinema
Tags:

Pilotinnen / Pilots (1995 – ALE)

Trabalho de conclusão de curso de Christian Petzold, foi o primeiro de um total de três telefilmes que o cineasta alemão dirigiu no início de carreira. Em entrevistas ele diz que se inspirou muito em O Último Golpe, de Michael Cimino, nessa estrutura de um fora da lei mais velho e outro apenas começando. Mas, a referência a cultura americana vem de outra forma em sua estreia, na tv e no rádio a noticia da morte de Frank Sinatra, filmes e músicas a todo o momento, as mulheres lamentam a morte do galã.

A trama gira em torno de duas mulheres, vendedoras externas de uma empresa de cosméticos (Blue Eyes, coincidência ou Sinatra novamente?) viajando pela Alemanha a fim de bater as metas de vendas. Rivalidade acirrada pelo emprego entre a mais jovem e a experimente é a tônica da primeira fase da trama. Promiscuidade e ganância competem com desesperança e a submissão feminina. Não se poderia esperar que toda a disputa e humilhações entre as mulheres a levariam a segunda parte da trama, uma espécie de fuga à Bonnie & Clyde (mas sem que exista relação  sexual entre elas).

Petzold já emprega os primeiros sinais do que usaria na narrativa para realizar seus melodramas mais recentes, mas aqui bem num estilo bem mais cru. Pouco a pouco o capitalismo se torna um dos grandes vilões da história (o outro é obviamente o chefe/amante, que representa a figura masculina opressora que se impõe através do seu poder), o que une as mulheres que viviam sob ódio mortal. O sonho de enriquecer, de mudar para Paris, mas mesmo a proximidade ainda guarda resquícios da rivalidade e da visão vulgar da amiga/oponente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s