Estou Me Guardando para Quando o Carnaval Chegar

Publicado: julho 15, 2019 em Cinema
Tags:

Estou Me Guardando para Quando o Carnaval Chegar (2019)

Marcelo Gomes é um dos cineastas com filmografia das mais interessantes do cinema nacional contemporâneo. Vai desde ficções e documentários (Cinema, Aspirinas e Urubus ou Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo), com forte carga pessoal, a dramas históricos, no caso Joaquim, sobre Tirandentes. Todos são filmes em que a paisagem, o ambiente, são quase personagens, e o deslocamento é figura importante nas narrativas.

Não é diferente nesse novo trabalho, partindo de lembranças de quando era garoto, Marcelo Gomes parte para um estudo sobre a cidade de Toritama (no agreste pernambucano). Não se sabe bem porque, mas a cidade se tornou um dos maiores polos produtores de jeans no Brasil. Microfabricas arranjadas nas garagens ou mesmo na calçada das casas de quase todos os moradores configura uma paisagem em que é difícil não ver todo mundo com um jeans nas mãos.

Todos trabalham na base da produtividade, ganham por quanto produzem e assim fazem suas longas jornadas de trabalho. Surge a primeira questão: vale a pena não ter chefe e trabalhar 16 horas por dia? Muitos deles respondem a questão, mas a dúvida permanece ao público, porque a vida parece fadada ao trabalho, exceção feita ao Carnaval, momento em que tudo para, todos abandonam os jeans e vendem tudo que tiver só para pagar a viagem e pular o Carnaval.

Marcelo Gomes nos faz lembrar o estilo de Eduardo Coutinho enquanto conversa com seus personagens, tão simpáticos e simples, mas que bebem dos mesmos objetivos e opiniões. Uma sociedade moldada através de uma liberdade questionável, de um capitalismo perverso, mas que parece consenso de seu preço é bem-vindo a todos de Toritama.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s