Casa de Antiguidades

Publicado: outubro 20, 2020 em Cinema
Tags:

Casa de Antiguidades (2020)

Uma colagem de alegorias que remetem do passado ao presente do Brasil. O diretor João Paulo Miranda Maria é ambicioso em sua estreia, primeiro pela narrativa capaz de causar estranheza por não seguir a cartilha do começo, meio e fim, ainda mais pela presença fantasiosa/fantasmagórica de animais, lendas, fantasias e natureza que quase lembra Apichatpong. Ainda mais ambicioso pela quantidade de temas que promove orbitar ao personagem caladão de Antonio Pitanga, que veio de Goiás, com seu berrante, trabalhar nesse laticínio de donos europeus no sul do Brasil.

Racismo e crise econômica, machismo e até a discussão separatista do sul que cansou de “pagar impostos para ser distribuído para o resto do país”. Ele gosta de rotular seu filme como “cinema caipira”, e também de dizer que não ter pensado em tratar de racismo quando escreveu o roteiro, mas o racismo é sim um tema destacado. O resultado geral é essa visão pessimista por todos os lados, onde vítimas podem se tornar vilões, onde o tradicional se impõe sob todos os aspectos, mas essa colagem de vários “brasis” num único personagem e sua cruzada contra todos parece buscar demais mas alegorias o brilho que o filme nunca encontra. É sempre bom o cinema que prefere perguntas do que respostas, mas talvez aqui falte finalizar as perguntas.

comentários
  1. […] filmes por dia conseguem ver. Tem o vencedor do Urso de Ouro, do Grande Premio de Veneza, ou Casa de Antiguidades, o filme brasileiro com selo Cannes e cotado ao oscar de filme […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s