Voltei!

Publicado: janeiro 24, 2021 em Cinema

Voltei! (2021)

É mais um tijolo dessa bonita construção que a dupla Glenda Nicário e Ary Rosa vem criando com sua filmografia. Ainda que a estreia tenha sido o mais saboroso dos trabalho, o conjunto de agora quatro longas-metragens é rico em fincar suas posições políticas e sociais, além de trazer uma baianidade que o cinema brasileiro deveria estar carente.

O novo filme também é sobre o reencontro de irmãs numa noite, mas dessa vez a política está no centro da trama. O ano é 2030, o STF pode finalmente seguir com um pedido para acabar com um governo militar que está 8 anos no poder após fechar o Congresso e instaurar o caos. As casas vivem sem energia elétrica. No radinho de pilha as irmãs ouvem os votos de cada juiz até que a irmã reaparece dos mortos.

Ironia, bom humor, por lembranças e pequenas histórias o que se constrói são os ecos de uma ditadura moderna, com as violências e absurdos do que vivemos não faz tanto tempo. O contexto parece melhor desenhado do que o conjunto de diálogos, mas dentro de sua irregularidade há esse contexto forte, essa mensagem direta de quem imaginou um futuro que ameaçam, mas que esperamos que esteja completamente fora de qualquer horizonte possível.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s