The United States vs. Billie Holiday

Publicado: fevereiro 1, 2021 em Cinema

The United States vs. Billie Holiday (2021 – EUA)

Depois de duas tragédias em forma de filmes que ele cometeu (Preciosa e O Mordomo da Casa Branca, não vi Obsessão), o nome de Lee Daniels me dá arrepios, e por isso é um grande alívio o resultado final dessa cinebiografia sobre a genial Billie Holiday. Não se trata da biografia completa de uma das maiores cantoras de jazz da história, o foco se dá na perseguição que ela sofreu pelo Departamento Federal de Narcóticoperseguição essa que ela acreditava ser planejada para puni-la por cantar Strange Fruit (poderosa música sobre linchamento de negros nos anos 30, e considerada algumas vezes a música do século).

Felizmente o cinema americano dessa temporada abriu as portas para filmes dirigidos por negros, é bem verdade que a maior parte dos que tiveram mais destaques são de personagens músicos negros, mas faz sentido porque foi talvez o primeiro espaço importante conquistado nessa luta eterna por justiça social. E o trabalho de Lee Daniels consegue escapar da sensação de teatro filmado que Uma Noite em Miami ou A Voz Suprema do Blues. Há boas doses de charme nas apresentações musicais, na relação com o agente do FBI, e uma clara preocupação em manter o tema perseguição e Strange Fruit em detrimento a questões de saúde ou focar nos relacionamentos amorosos conturbados.

Mas, é um filme de Lee Daniels, logo a sua busca pela compaixão do público por seus personagens é incessante, seu didatismo é latente, e o que se configurava como um filme que parecia surgir insinuante vai se desfazendo a cada nova fase na vida de Billie. Todo o arco dramático é sempre visual, você enxerga as dificuldades e sofrimento na pela da ótima atriz Andra Day, mas o filme é de complexidade rasa, a vida de gato e rato com a perseguição policial não dá cabo de sua personalidade e o próprio filme sofre dessa cegueira parcial.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s