Walden

Publicado: maio 1, 2021 em Cinema, Mostra SP
Tags:,

Walden (2020 – FRA)

“É triste ver pessoas que no passado colocavam sua esperança no futuro, e agora, no futuro, eles colocam sua esperança no passado”

Uma história de amor que camufla a esperança com desesperança. A narrativa se divide em dois tempos, no hoje uma mulher retorna a Vilnius, após 30 anos vivendo em Paris, gostaria de voltar ao lago onde viveu bons momentos com seu primeiro amor. De outro lado a construção do romance entre a filha de um médico com um bad-boy cujo pai está desempregado, por isso vive da venda de moeda estrangeira no mercado negro. 1989, na Lituânia, que ainda fazia parte da União Soviética. Os jovens ouvem que as coisas estão mudando, mas continuam descrentes, muitos sonham em emigrar ao Ocidente.

O caso de amor, com toques de Rohmer, afinal são tantas e tantas cenas de conversas entre jovens na saída da escola, ou à beira do lago, mas há sempre a adição dos aspectos político-econômicos. O contraste entre classes, o incomodo que alguns expressam mais, outros menos, mas quase sempre de forma amena, como quem aceita seu destino. É desse contraste entre amor e esperança opaca que o filme encontra sua força, personagens que nem felizes e cheios de planos inspiram tanta alegria, de pessoas que não enxergam grandes mudanças entre passado e futuro, uma esperança opaca.

comentários
  1. Fairy Queen disse:

    I haven’seen the movie but I’ve read the book but I think this story is different 🤨

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s