Jogo do Poder

Publicado: agosto 13, 2021 em Cinema
Tags:

Adults in the Room (2019 – FRA/GRE)

Quem conhece o cinema de Costa-Gavras não duvida de suas convicções políticas, ainda que seu cinema revigorante do passado tenha ficado para tras em narrativas recentes mais preguiçosas, o embate de suas ideias estão sempre lá. Portanto, não seria surpresa se ele resgatasse a recente história político-economica de sua terra natal, que em 2015 tomou conta da União Europeia e dos noticiários internacionais.

Sim, cinematograficamente seu filme segue nesse ritmo nada criativo da última safra de sua filmografia, basicamente aqui um filme de diálogos e mais diálogos entre políticos e economistas (portanto, chato para muita gente, no é o meu caso que lembro bem de ter acompanhado todos os preços dessa confusão financeira grega. Alguém lembra dos bancos fechados e saques diários com valor máximo limitado?).

Dito isso, o que Costa-Gavras consegue, adaptando as memória do ex-ministro greto de finanças, é reconstruir fatos (do ponto de vista do ministro) e demonstrar como a Europa ficou refém de tecnocratas que só tomam suas decisões em suas roupas sociais chiques e hotéis caros. Com toques de uma trilha sonora levemente irônica, e a cena musical final surpreendente o cineasta consegue deixar suas alfinetadas com classe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s