A Hora da Religião

Publicado: setembro 14, 2021 em Cinema
Tags:

Lora di religione (Il sorriso di mia madre) (2002 – ITA)

“Você está sorrindo?” por diversas vezes personagens questionam nosso protagonista ateu, em meu a diálogos que, suspostamente, deveria ser sérios, afinal o tema aqui é o processo de betificação da mãe dele. Chama atenção como Marco Bellocchio posiciona essa indignação dos personagens, já que eu não imaginaria outra, questionamentos que me parecem pouco coerentes sempre me tiram um sorriso, seio graça, como se fosse o início de um tipo de frase para tais ocasiões, uma espécie de interjeição.

Esse sorriso discreto e incrédulo acompanha esse homem enquanto tenta serr o pai desse garoto adorável que questiona a religião que aprende na escola e os conceitos que seus pais ensinavam. É esse sorriso que lida com a ex-esposa, com sua carreira de pintor e desenhista, e mais precisamente com todo esse processo, que rapidamente percebemos ser uma farsa bem arquitetada. Ao longo da trama descobrimos mais sobre a mãe que pode virar santa, e sobre seus três filhos.

Por trás dessa história “em particular” está também ser um ateu em Roma, veja bem, em Roma, onde o Vaticano é praticamente o coração que faz a cidade pulsar. Bellocchio está menos preocupado com desenrolar a trama (aquele Conde? Não, Bellocchio não pretende fazer sentido, afinal a religião faz algum, as pessoas simplesmente querem acreditar), seu interesse é dar mais complexidade ao personagem e sua não relação com o catoliscimo e a hipocrisia familiar, e no meio de tudo isso se apaixonar, e principalmente ser pai, um pai presente. Daqueles filmes que aprisionam seu personagem na mente, e que facilmente ficarão na memória, principalmente se te questionarem se seguir caminhos religiosos e de fé diferentes do que a sociedade em que você estiver inserido)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s