Ema

Publicado: setembro 15, 2021 em Cinema
Tags:

Ema (2019 – CHL)

A cada novo filme de Pablo Larraín, a expectativa se renova. Ele tem escolhido temas instigantes enquanto seu nome alcança prestígio a ponto de já ser figura importante em Cannes e ter filmado em Hollywood. Criticar padres pedófilos, falar de Neruda ou um retrato de Jackeline (Kennedy/Onassis) são os indicativos mais recentes, mas sua carreira sempre foi de temas impactantes. Já os filmes… Somente No caiu nas minhas graças, o filme sobre o plesbiscito chileno conseguiu ir além do simples resgate histórico.

Eis que chegamos ao seu novo trabalho, exibido na competição do Festival de Veneza 2019. A A sinopse transparece um filme simples, mas como todo filme de Larraín, simples não se parece com suas entregas. Esperar uma crise conjugal após um casal devolver o filho adotivo, é o mínimo que se espera. Mas, não estamos falando do casal, muito menos das dificuldades com o garoto colombiano, está falano de Ema. A jovem bailarina sente a necessidade de libertação e o filme mistura dança e sexo como maneiras de extrapolar essa personalidade.

O que resta ao filme é o vazio com que ele mesmo se completa, se aproximando de uma cinema executado atualmente por Gaspar Noe, o filme busca a plástica estética, brinca de pequenas orgias sexuais, e não vai além dessa personagem que tenta exalar sexualidade mas é de total incompletude de si mesma. O que sente Ema, o que pretende além de extravasar? E os personagens a sua volta não vão além de coadjuvantes de luxo de um filme mais preocupado com suas cores, com seus planos mais elaborados, quanto mais Ema despiroca, menos se encontra ali dessa nova juventude que ama sem limites de gêneros e corpos, que troca fluídos a seu bel prazer.

comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s