Terra Estrangeira

Publicado: outubro 24, 2021 em Cinema
Tags:,

Terra Estrangeira (1996)

Era o segundo filme de Walter Salles, aqui dividindo a direção com Daniela Thomas. O retrato do Brasil no início do governo Collor, um momento cujo exôdo foi gritante, o presidente e a Ministra da Economia (Zelia Cardoso de Melo) congelam depósitos em contas-correntes e poupanças causando um alvoroço. Sonhos castrados, economias transformadas em pó, desespero. O dinheiro é seu, mas será devolvido quando setembro chegar (já dizia a música de Jorge Ben Jor).

É nesse estado caótico que o filme narra a história de alguns personagens que se cruzam em Portugal. Jovens apelando para formas ilicitas de sobrevivência (Alexandre Borges e Fernanda Torres), ou pecando pela ingenuidade (Fernando Alves Ponto), mas de maneira geral buscando oportunidades já que aqui ligou-se o modo sobrevivência.

É claramente um filme de transição, exergando principalmente a carreira de Salles. Se o road movie surge na fase final (e seria a grande marca de seu cinema), há muito da marginalidade e da violência nas esquinas que vem de A Grande Arte. Um cinema bem cru e direto, soluções por vezes paupérrimas, mas sempre alternadas com sequencias muito bem construídas.

De forma bem didática o filme posiciona esse retrato caótico de situação economica brasileiro até migrar definitivamente a Portugal. A distancia de casa, os desencontros amorosos, a ausencia de um alicerce. Do sonho à fuga desesperada pela sobrevivência, da esperança à necessidade de não confiar em ninguém. O road movie vira uma fuga, contrabando de jóias, o desejo de conhecer a cidade de seus antepassados, tudo se mistura com aquela fotografia preto e branco, que à beira da praia mostra um barco e um casal, na cena mais bela do filme, que mesmo irregular guarda seus momentos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s