Reflexão

Publicado: outubro 26, 2021 em Cinema, Mostra SP
Tags:,

Vidblysk / Reflection (2021 – UCR)

Novamente em foco a Guerra Rússia-Ucrânia, se em Atlantis Valentyn Vasyanovych havia olhado para o futuro, no que sobrou e nos efeitos psicológicos, aqui ele retrata o primeiro ano. E o faz seguindo um cirurgião ucraniano, o antes, o durante e o depois de sua saída do front.

Vasyanovych mantém seu rigor em poucos planos fixos e simétricos, quase sempre amplos. Filma uma cena de adolescentes jogando paintball e soldados torturados ou um jantar solitário em casa com esse mesmo rigor. O que me soa mais impressionante é essa normalidade de vida normal, guerra e seus horrores, retornar a vida normal e lidar com seus efeitos solitariamente, ao tentar se reerguer. É a falência e hipocrisia de estado e sociedade, como se o que acontecesse na guerra ficasse por lá.

Algumas cenas são de fortes a grotescas, e seu filme também é para reinvidicar a lembrança dos comportamentos desumanos, mas essa crueldade me parece ainda mais forte no retorno à sociedade, na volta aos problemas caseiros após o horror.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s