Memória

Publicado: novembro 3, 2021 em Cinema, Mostra SP
Tags:,

Memoria (2021 – COL)

Durante um tempo eu vivi uma fase de quase amor com o cinema de Apichatpong Weerasethakul, essa relação já parece mais bem resolvida, ainda que não esteja entre os meus preferidos. Eu colocaria Memória num seleto grupo de filmes em que eu preferiria nem dar nota porque é um evento que vai tão além (por mais que não me apaixone). O cineasta tailandês filme com Tilda Swinton na Colômbia, os temas são os mesmos: espiritualidade, natureza, frações do tempo, morte, memórias. Aqui tudo começa com um estranho som que acorda a protagonista, que dispara os alarmes dos carros, que causa estranhas reações  em algumas pessoas pelas ruas. Jessica (Tilda) parte a investigar esse som.

Gosto como Apichatpong torna essa Colômbia tão mais próxima de sua Tailândia, os planos em floresta, ou alguma cena em hospital, é uma transposição latina de seu próprio universo. Personagens falam espanhol, mas o restante é puro do seu cinema. A trama corre em três atos, ao seu ritmo, aqui com planos ainda mais longos e sem cortes do que antes. Se Lav Diaz filma em preto e branco as florestas filipinas e sempre aborda aspectos sociais e políticos, Apichatpong gosta do verde, da luz, dos sons e dessa coisa mística. Ele brinca com o tempo, e sempre prefere o abstrato.

Volto ao tema das notas, acho que em seus filmes acabo escolhendo de acordo com o grau de hipnose que ele me despertou. De personagens que não existem à memória dos objetos, essa coisa fascinante e fluida. Nesse filme ele diz que pouco usa close-up’s, como se os corpos cada vez tivessem menos interesse a ele, por mais que haja aqui aspectos arqueológicos de escavação. Seria esses corpos também objetos com memórias? Essa sensação da mente não ter entendido tão bem, mas a alma sim. Acho que resumiria assim, Apichatpong não filma para os humanos, filma para nossas almas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s