Drive My Car

Publicado: janeiro 3, 2022 em Cinema
Tags:

Doraibu Mai Ka / Drive My Car (2021 – JAP)

Um dos filmes sensação do último festival de Cannes, o japonês Ryusuke Hamaguchi coloca de vez seu nome entre os cineastas mais quentes da atualidade. Aqui adaptando um conto de Murakami. Oo filme abre com o perfil de uma mulher nua iluminado pelo luar da janela aberta, ela conversa com seus companheiro, conta uma história que está criando. A construção visual é elaborada, mais adiante encontraremos outra cena muito bonita esteticamente, com braços colocando cigarros acesos para fora do carro. A maior parte do filme já dialoga muito com o estilo de Hamaguchi, os tipos de planos, os diálogos e mais diálogos, afinal são 180 minutos.

Figura importante da trama é a peça Tio Vânia, de Chekov, que o protagonista trabalha na encenação e trata de envelhecimento e alguém frustrado pelo que construiu na vida. Nada muito diferente do nosso protagonista que enfrenta os dramas recentes de seu casamento. A dor da perda que se repete, o vazio existencial, mas também a decepção, estão todos lá, e todo jogo de relações pessoais que o filme de Hamaguchi coloca diante desse personagem vai de encontro ao próprio Tio Vânia que se está ensaiando.

Dessa vez Hamaguchi coloca no centro uma figura masculina, mas são as personagens femininas que causam ferida e talvez o caminho para cura (a personagem da motorista), ou aceitação, nessa via-crucis que ele vive. É curioso que quanto mais introspectivo em seus sentimentos, mais claro fica o quando de incomodo esse homem carrega, ainda que apenas nós saibamos os motivos por grande parte desse filme. É o mais elaborado trabalho de Hamaguchi porque as emoções estão tão reprimidas, e é em Chekov que encontramos os caminhos para mergulhar melhor em tudo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s