Anjos Caídos

Publicado: fevereiro 16, 2022 em Cinema
Tags:

Fallen Angels (1995 – HK)

Uma mulher dirigindo-se a uma escada rolante completamente vazia, a câmera flagra-a sob diversos ângulos enquanto percorre o trajeto. Os cortes são secos, seqüenciais, esquemáticos, a seqüência é tão plasticamente bem conduzida que as sensações pulsam de nossos olhos: solidão, pressa, tranqüilidade, insegurança, e um mar de etc’s, contínuo movimento. Essa utilização do movimento como forma de linguagem é prática costumeira no cinema de Wong Kar-Wai, carros cruzam avenidas, trens passam e as luzes acompanham seus destinos, tudo frenético e belo, uma paleta de cores em movimento.

Um assassino profissional pretende encerrar sua relação com a agente que faz seus contatos profissionais, mesmo com encontros raríssimos a relação entre eles está tornando-se perigosamente próxima (subentenda amor). De outro lado um jovem mudo invade pequenos estabelecimentos para trabalhar neles de madrugada (uma sorveteria, um restaurante), apaixona-se por uma mulher desesperada, sofrendo por amor, consumindo-se de ciúmes por uma tal “loura”. Os dois segmentos entrecruzam-se, mas nem precisavam.

Em cada fotograma está impresso o estilo de Kar-Wai, fotografia, câmera lenta, a explosão de cores (principalmente vermelho e amarelo que estão presentes em todos os lugares), enquadramentos corajosos, o voyeurismo por frestas em portas e janelas. O amor vivido por seus personagens continua irrealizável, impossível de ser concretizado, e o tema não se esgota em suas mãos.

Há tantas coisas a se destacar que se contar demais sobre o filme. O choro do jovem ao assistir ao vídeo caseiro do pai cozinhando, em casa, é de cortar o coração. Porém, Kar-Wai inventou o lance da moeda, e com ele criou um daqueles momentos mágicos e inesquecíveis. Uma seqüência de poesia figurada que extrapola os sentidos da solidão ao escolher a música certa para dialogar com o momento de seus personagens.

comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s