Yella

Publicado: fevereiro 20, 2022 em Cinema
Tags:

Yella (2007 – ALE)

Em poucos minutos o clima tenso já toma conta, um grau de ansiedade controlado, é bem verdade, já que os filmes de Christian Petzold não são frenéticos. Porém, a tensão está lá, e permanece com você, o tempo todo. A protagonista é quieta, e por isso mesmo enigmática, o que ela está realmente pensando e sentindo são respostas que o filme trará lentamente e flertam mais com o capitalismo do que se poderia imaginar.

Alemanha unificada, de sua pequena cidade natal do lado oriental, Yella (Nina Hoss) tenta se livrar do ex-marido agressivo e desesperado que a persegue, que não lhe deixa em paz. Ela conseguiu emprego numa cidade grande do lado ocidental,  e essa transição nos apresenta um país imerso num sistema financeiro nocivo, que já conhecemos tão bem, mas no estilo alemão tudo parece mais frio, impessoal e até peçonhento.

Ela segue vendo o marido a perseguido por todos os lados, o emprego não dá certo, mas ela consegue um outro que a joga ainda mais nesse mundo do sistema financeiro que arrisca e se aproveita dos que produzem, que visa o lucro rápido, e nesse universo de reuniões empresariais e balanços contábeis que Petzold desenvolve essa relação profissional com o executivo-caixeiro-viajante e suas negociatas e nossa protagonista passivo-capitalista. A critica à ambição financeira vem travestida de drama romântico, de toxicadade masculina, de romances tortos e  jogos de interesse cujo rio que divide o lado ocidental e oriental  dessas alemanhas em reconstrução se torna um coadjuvante essencial. Nina Hoss, como casa perfeita com as protagonistas dos filmes de Petzold, impressionante.

comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s